Aqui fala-se muito de Portugal - Queijo Picante da Beira Baixa
Imagem: Sabores da Soalheira
Das coisas simples, tradicionais, saborosas e quase únicas que por cá se fazem e deliciam quem nos visita ao ponto de elevar o nome do nosso país, pondo-o a par do melhor e mais refinado se fabrica no mundo. Produzido com leite de cabra e de ovelha, apascentada nas belas pastagens da Serra, com odor e sabor intenso, picante, sem casca, de aspecto firme, cor alva opaca, "cura", normalmente repousando em feixes de palha de centeio, em instalações que privilegiam o ambiente natural.
E faz as minhas delícias comido com doce e tostas; pão Casqueiro, pão de Mafra, Alentejano, Broa de Milho, ou mordiscado gulosamente sozinho. Mas, preferencialmente, acompanhado quase sempre de café quente, forte, sem açúcar.
As mãos ficam-nos impregnadas do cheiro que pode afugentar e agoniar muitos, mas a língua, a glote e o estômago, agradecem satisfeitos e deliciados. Como outros sabores de Norte a Sul tão, nossos, feitos ainda pelas mãos sábias, acostumadas e hábeis de quem passou boa parte de vida a fazê-las.
Mesmo os produzidos em fábricas que cuidam de preservar os saberes e sabores praticamente intactos, este nosso rectângulo pode dizer-se abençoado.