Carlos Paredes (100 anos) - Vultos
Publicação original feita em 2017, republicada hoje, por altura do seu centenário.
Imagem: CNN
Comemoração dos sessenta anos de "Verdes anos"
Tive o privilégio de conhecer pessoalmente e de, trabalhar, de certa forma, com este grande Homem! Ele, também funcionário administrativo (Serviços Financeiros e de Contabilidade) do Hospital de São José; eu jovenzinha, na Secretaria (Consultas Externas) naquele tempo a funcionarem no Edifício principal, na entrada, servida por um bonito chão "encerado" de mosaicos pretos e brancos, a Tesouraria à esquerda, o Contencioso em frente e logo ao fundo, a bela escadaria que levava ao Conselho de Administração, era hábito vê-lo entrar e sair. Às vezes, numa pausa, parar no átrio para fumar um cigarro.
Homem alto, bem parecido, simples, muito educado, metido consigo. Dono de voz pausada e sorriso recatado, tudo com conta, peso e medida. No seu ar melancólico, um grande defensor da liberdade!
Imagem: Observador
Parecia sempre só, mesmo rodeado de gente. Além... os restantes mortais. E estava muito além! Era um génio. Está sepultado no talhão dos artistas no Cemitério dos Prazeres. Hoje cumprem-se 100 anos do seu nascimento. Prestar-lhe homenagem como, para quem não sabe ao certo o peso que teve na música e sociedade portuguesa, é imperativo!