Castelo de Arraiolos
A igreja mais antiga de Arraiolos é a Igreja do Salvador que fica dentro das muralhas e, que começou por ser uma pequena ermida românica fundada no século XIII, no tempo de Dom Afonso II.
fotografias minhas
Arraiolos é famosa pelos magníficos tapetes, com o mesmo nome, feitos à mão desde o século XIII que viajaram mundo fora, decorando não só casas de nacionais e de estrangeiros, mas os interiores dos melhores palácios em Portugal, tais como, o Palácio de Queluz
No Paço vivia o Conde de Arraiolos, como mais tarde viria a viver o Condestável Nuno Álvares Pereira - II conde de arraiolos. Daqui partiram muitas expedições contra as forças de Castela.






O Castelo foi mandado construir por D. Dinis, no início do século XIV, para fazer dele a sua morada. É composto por dois conjuntos fortificados. A cerca quadrangular defendida por um torreão, com duas entradas, a Porta de Santarém e a Porta da Vila. E o Paço dos Alcaides, estruturado com o muro da cerca que foi reestruturado em 1480.
Pena estar tão degradado. Seria, sem dúvida, belíssimo, nos seus tempos aúreos.




A torre de menagem tem quatro andares e conjuga, a nascente, com as casas da guarda sobranceiras à Praça de Armas. Daqui tem-se uma bonita vista sobre a vila e a planície alentejana.
Um passeio agradabilíssimo por ruas com tradição, gentes afáveis e tanto para ver ao redor e provar dos belos sabores alentejanos.