Civita di Bagnoregio

Civita di Bagnoregio localiza-se num monte isolado e só pode ser alcançada mediante uma ponte pedonal de cimento armado construída em 1965. A ponte só pode ser atravessada a pé, mas o município de Bagnoregio, atendendo às necessidades de quem vive ou trabalha neste local, emitiu uma circular em que declara que, em determinados momentos, moradores e pessoas autorizadas podem atravessar a ponte em bicicletas e motocicletas.

Imagem: Aventuras na História
Civita di Bagnoregio é habitada por cerca de dez pessoas, chamam-lhe "a cidade fantasma". A causa do seu isolamento é a erosão progressiva do monte e do vale envolvente, que tem sido contínuo até ao século XXI, arriscando fazer desaparecer a aldeia, razão pela qual também é chamada "a cidade moribunda".

Imagem: Walpaper Flare
Civita di Bagnoregio foi fundada há 2500 anos pelos etruscos. Está numa das partes mais antigas da Itália, unindo o Tibre, então a grande rota de navegação, e o Lago Bolsena di Bagnoregio. Civita di Bagnoregio tem dois vales principais: o Fossato del Rio Torbido e o Fossato del Rio Chiaro.

Porta de Santa Maria
À antiga cidade de Civita chegava-se mediante cinco portas, enquanto hoje a porta conhecida como Santa Maria ou della Cava é a principal. Também é possível acessar Civita pelo vale, por meio de um túnel esculpido na rocha. A estrutura urbana de toda a área habitada é de origem etrusca, composta por "cardi" e "decumani" conforme o uso etrusco e depois romano, enquanto toda a cobertura arquitectónica é medieval e renascentista.

Existem numerosos testemunhos da fase etrusca de Civita di Bagnoregio, especialmente na área conhecida como o antigo San Francesco; aí, uma pequena necrópole etrusca foi encontrada no penhasco abaixo do mirante de San Francesco Vecchio.


Também a caverna de San Bonaventura, na qual se diz que San Francesco curou o pequeno Giovanni Fidanza, que mais tarde se tornou San Bonaventura, é um túmulo de câmara etrusca. Os etruscos fizeram de Civita uma cidade próspera comercialmente, favorecida pela posição estratégica, graças à proximidade com as vias de comunicação mais importantes da época.

Imagem: Travel Awaits

Imagem: Civita di Bagnoregio, by Eugene Nikiforov
Bagnoregi parece um mundo de fantasia perdido. A rota ao sul revela um cenário tirado da Terra Média de Tolkien. Muitas vezes descrita como fantasma, sê-lo-à, muito popular entre os vivos! Principalmente os visitantes mais românticos. Empoleirada acima de um desfiladeiro, está uma cidade medieval de conto de fadas que arrisca cair numa ravina.

Imagem: Cascata delle Marmore

Imagem: Cascata della Ferriera

Desconheço o autor
Com o tempo, deslizamentos de terra levaram ao colapso de secções da rocha acima do penhasco, principalmente após o terramoto de 1695, quando a secção leste caiu. A maioria das casas foi restaurada nos últimos anos e um avançado sistema verifica regularmente a estabilidade do monte.

Imagem: Desconheço o autor
A dificuldade de acesso, que outrora ocasionou o seu abandono quase total, hoje atrai visitantes em busca do silêncio, belas paisagens, história e sensações gastronómicas do lugar.

Imagem: Tripadvisor

Além de aproveitar as vistas, os visitantes podem saborear boa comida caseira nas pousadas locais. Da bruschetta regada a azeite a macarrão trufado, a comida só pode ser saborosa num ambiente tão atraente.
Fonte: Wikipédia e sítios “web” mencionados cujos direitos de autor de texto e de imagens estão devidamente respeitados e atribuídos e são única e exclusivos dos seus autores