Holi e Diwali
republicado hoje com a identificação possível das imagens
Imagem: IndiaDivine.org
Imagem: The Guardian
O HOLI na Índia é a celebração da chegada da Primavera!
Seduzida por esta cultura desde muito cedo e habituada há muito a "seguir" os costumes da ÍNDIA um dos países que venero, posso dizer-me também uma fã do Budismo, quanto baste do Hinduísmo e das suas divindades; mas, da comida e do muito que diz respeito às crenças variadas, às castas, aos dialectos e línguas oficiais... acho a Índia fascinante, apaixonante. Um manancial de maravilha, de história e por que não de ensinamento. O que tem de belo, embriagante e mágico, tem de "perverso" e de quase "odioso". Adiante...
Imagem: Tripadvisor
O Holi vem muitos séculos antes do nascimento de Cristo e celebra-se envolto em lendas que explicam o seu aparecimento. O festival celebra a vitória do bem contra o mal (como acontece com outros) e o triunfo da devoção e do amor! A tradição da queima de Holika ou "Holika Dahan."
Imagem: Desconheço o autor
É uma festa essencialmente colorida, festejada pelas crianças e os pelos adultos, muito importante para a cultura da Índia. O Holi celebra também a lenda de Radha e Krishna, descrevendo o extremo prazer que Krishna teve ao espalhar cor sobre Radha e Gopis. A brincadeira de Krishna mais tarde, tornar-se-ia uma parte das festividades do Holi
GettyImages, maodesign | Credit: Getty Images
Esta e outras celebrações orientais são tão bonitas e alegres tendo como fundo celebrar o bem, a não importância de "ser diferente na cor", como a luz e tudo que brilha e ilumina o nosso caminho, que já foram "importadas" e são vividas também no Ocidente. É o caso da FESTA DAS CORES ou, Diwali (Divali)
Imagem: Hindustan Times
Esta festa celebra-se no Outono na Índia
Imagem: Shree
Este festival celebra, também, entre outras, a destruição de Narakasura por Sri Krishna, o que converte o Diwali num evento religioso, simbolizando novamente a derrota das forças do mal. Milhares de velas e luzes são acesas por toda a parte, dando um efeito esplendoroso aos lugares e enchendo de luz a alma das gentes!
Imagem: Desconheço o autor
O Diwali é um grande feriado indiano e um importante festival para o hinduísmo, o sikhismo, o budismo e o jainismo. Há todo o interesse, para quem quiser aprofundar, em pesquisar, a fundo, as palavras Sikh e Jainismo e ficarão a perceber um pouco mais sobre a Índia
Imagem: Desconheço o autor
Outros deuses indianos: Ganesha; Manasha (com o Festival Manasha Puja); Kali (uma deusa muito interessante e de duplo significado) e muitos mais, pensando-se serem num total de 330 milhões de Deuses oficiais. Não oficiais... à volta do bilhão.
Imagem: Masala.com
Fontes: Sites indicados cujos direitos de autor de textos e de imagens estão devidamente atribuídos e respeitados. Algumas imagens por serem antigas já não consigo indicar o seu autor o que não implica que os devidos direitos sejam-lhes atribuídos.