Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Recomeços

Letra a letra, passo a passo. A cada dia, mês e estação, um recomeço.

Recomeços

15.06.25

Mourisqueiros e Bugios

Maria Ribeiro

 

 

Doutores da Lei

Imagem: Mourisqueiros e Bugios

 

"Conta-se que habitavam na serra de Cucamacuca (actual Serra de Santa Justa) mouros (mourisqueiros), provavelmente na extração do ouro, tendo a filha do Reimoeiro ficado gravemente doente. O reimoeiro chamou todos os sábios e curandeiros da região para curarem a sua filha, mas em vão. A jovem não melhorava. O líder mourisco começava a impacientar-se, quando ouviu falar de uma tribo cristã que habitava ali perto (em Sobrado) e que tinha uma imagem milagrosa (S. João) — eram os bugios. A imagem já havia noutra ocasião curado a filha do Velho da Bugiada.

O Reimoeiro, em desespero de causa pediu a imagem emprestada aos bugios, que acederem ao pedido. A princesa moura é curada. O reimoeiro organiza então grandes festas em honra de S. João, mas recusa-se a devolver a imagem aos bugios. Mas a ingratidão do Reimoeiro vai mais longe, em almoço por ele oferecido, em jeito de afronta oferece aos bugios os restos do repasto.

O caldo estava entornado. Os bugios reclamam a imagem como sua, os mouros recusam-se a dá-la. Estala a guerra. São trocadas mensagens entre as duas tribos para se fazer a paz. Nada feito. Os Senhores doutores de Lei (advogados), também intervêm e debatem as leis entre eles. Não chegam a acordo, trocando-se tiros entre os dois palanques (castelos). O ambiente aquece. O Reimoeiro, farto do impasse em que se tornou a guerra, reúne o exército e toma o palanque cristão (bugio) de assalto prendendo o Velho (líder dos bugios).

Tudo parece perdido, sem a imagem e com o velho preso, a tribo cristã que pecou apenas pela sua generosidade, vê o seu fim perto, às mãos mouras. O líder cristão é levado e só um milagre o poderia salvar a ele e ao seu povo da ruína. Mas, eis que um reduto de bugios fieis ao rei surge, entre a multidão, trazem algo, uma serpe gigantesca que assusta os mouros (fugindo deixando o Velho da Bugiada para trás). Restitui-se a ordem inicial. Como sempre o bem triunfa."

 

Valongo! Um concelho de visita obrigatória. Não só pelas muitas belezas naturais, a história, os monumentos e as tradições. O belo Pão, a Regueifa, os Biscoitos tradicionais, Sopa Seca e o Cabrito Assado em forno de lenha. O artesanato, como os brinquedos feitos em madeira e chapa, objetos em ardósia e trabalhos em linho.