Rosas do Deserto

Imagem: Freepik
Rosa do Deserto, flor do deserto, ou Rosa das Areias

Tenho há muitos anos, tantos que já lhes perdi a conta, uma rosa destas, trazida por alguém que me ofertou igualmente, um delicado frasco de perfume - que as mulheres nómadas de tribos abastada,s utilizam para guardarem as essências, especialíssimas com que se banham e adornam - de um vidro muito fino, trabalhado com requintados motivos orientais.
Em cima da minha cómoda, ainda não se partiu, apesar de tão frágil. Medo que me assalta sempre que lhe limpo o pó. São realmente, tanto um, como o outro, presentes muito especiais que venero. A rosa, muito menos do que a da imagem, ainda hoje tem "estes restos" de areia incrustados. É... de uma beleza extrema.

Significado, saúde, composição, onde a devemos usar...
Lenda da Rosa do Deserto
Um dia, longe no tempo, onde as Eras eram distantes, dançavam o pai Ar e a mãe Humidade. Ao longe, por trás do vento, escondiam-se os filhos amantes, tentando ocultar a verdade.
Infelizes a Terra e o Céu, mesmo separados e protegidos pelo pai Ar, afastados da ira e desconfiança do rei Sol e envolvidos pela mãe Humidade, no seu véu, tudo tentavam contornar. Até que um dia, o Sol apercebeu-se!
Tomado então por um ódio febril. Furioso, porque o Céu era seu, secou o Céu e fez a Terra tão estéril, que doente, diante do Céu, desfaleceu.
O Ar e a Humidade mergulharam numa grande depressão vendo seus filhos castigados. Choraram as últimas gotas que lhe restaram. O Céu, quando viu a Terra de perto, também chorou as que lhe vinham do coração.
E, quando no corpo árido da Terra, elas tocaram, esse amor tomou forma e foi assim que brotaram as rosas do deserto.
Fonte: Raks Al Sennyya

Imagem; Freepik
Rosa do Deserto - Flor

Imagem: Guia de Jardinagem
Rosa do deserto negra



Imagem: Aprenda a Cultivar
Primeira lenda
(Presente de Deus)
Esta lenda conta que a rosa mais bela e com o aroma mais hipnotizante do mundo, encontra-se no deserto. Essa rosa estaria lá, como um sinal que Deus dá, para todos os que estão perdidos na vasta aridez do deserto. Andando noites e dias exaustos, com fome e sede; um sinal de que, por mais árdua seja a caminhada, irá encontrar sempre forças nos belos momentos que existem no caminho, para ultrapassar as dificuldades.
Imagem: Freepik
Segunda lenda
(Símbolo de amor no deserto)
Esta lenda conta a história de um sheik árabe rico. Um dos maiores e mais importantes de todo oriente, casado com 12 mulheres. As mais lindas da sua terra. Todas se casaram com ele, com a promessa de que as amaria a todas com a mesma dedicação, enquanto vivesse.
Ao décimo quinto dia do mês, o sheik costumava presentear as suas esposas, com tudo que o dinheiro poderia comprar. Mas, mesmo assim, desconfiavam que ele não amava, na verdade, nenhuma delas.
Um dia, após um grande temporal de areia que passou no Oriente, o sheik rico e poderoso, ficou pobre; perdeu palácios, camelos, ouro, tudo que era valioso. A única coisa que lhe restou foi o amor das suas 12 esposas.
Certo dia, desconsolado, saiu cedo rumo ao deserto. Não levou consigo comida, nem água. Vagueou por lá, durante dias.... e, durante esse tempo, refletiu sobre o que são realmente, valores. Ponderou também sobre riqueza e o amor. Somente no décimo quinto dia, daquele mês, o sheik retornou trazendo consigo, como de costume, um presente para as esposas.
Era algo que não poderia ser comprado por qualquer quantia em dinheiro, possuindo uma beleza tamanha. Tratava-se de uma Rosa do Deserto. Nela, estava representado todo o amor dele, por elas. A partir desse dia não houve nenhuma que questionasse mais, o afecto do esposo. Desta forma, a Rosa do Deserto, passou a ser o símbolo do amor sincero.