Sonkajärvi - "Wife Carrying Championship".

Imagem: NBC News
Na Finlândia, mais precisamente em Sonkajärvi realiza-se um Festival curioso cuja origem remonta a 1992. É ele o Campeonato Mundial de Carregar Esposas, namoradas, ou amigas, uma prova disputada entre homens que travam uma complicada luta numa corrida de obstáculos enquanto carregam as suas parceiras ao colo, ombro ou pescoço. Esta competição baseia-se numa lenda do século XIX, quando, conta-se, um ladrão, de seu nome Ronkainen, teria reunido e treinado um grupo de gatunos para saquearem vilas, levando após o saque não apenas comida e valores, mas as mulheres de outros homens, que pretendessem desposar.
Realizada anualmente no mês de Julho, esta prova leva até Sonkajärvi turistas de todas as partes do mundo, não só para assistir, mas desfrutar do Verão na Finlândia.
O elemento masculino do casal vencedor é premiado com o equivalente ao peso da parceira em litros de cerveja, recebendo logo no início da corrida, ambos, uma cerveja gratuita para "aquecer".
Não se julgue que o campeonato é só diversão, porque obedece a algumas regras fixas. A inscrição na corrida tem o valor de 50 euros A “esposa/namorada/amiga” a carregar, deve ter como idade mínima 17 anos e pesar 49 quilos. Ao homem que carregar a mulher mais pesada em menos tempo é atribuído o título de mais forte. Sendo o casal mais divertido durante toda a prova igualmente distinguido.
Embora Sonkajärvi seja o berço da tradição, actualmente, vários países como a Austrália, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Índia e Hong Kong, já aderiram criando as próprias variações da "Wife Carrying Championship".