Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Letra a letra, passo a passo. Um diário de bordo que não pretende ser mais que um álbum de recordações.

Recomeços

04.06.24

Tajine, tagine, maraq, ou marqa


MarRib

 

 

Publicado em 17-09-2023

Moroccan Tajine Images - Free Download on Freepik

Imagem: Freepik

 

Os tajines também chamados tagines, maraq, ou marqa tiveram origem em Marrocos. Na culinária marroquina os tajines são tradicionalmente feitos na panela especial com o nome que os celebrizou. O tajine tradicional é inteiramente de barro pesado, às vezes, pintado ou esmaltado e tem duas partes. Uma de base plana e circular com laterais baixas e uma grande tampa em forma de cone ou cúpula, que fica dentro da base, durante o cozimento.

Tajine Imagens – Download Grátis no Freepik

imagem: Freepik

A tampa foi projectada para promover o retorno da condensação para o fundo. Com a tampa retirada, a base pode ser levada à mesa, para servir. Trata-se de um ensopado refogado e cozido lentamente, a baixas temperaturas, resultando numa carne muito tenra com vegetais e molho muito aromáticos.  

Delicioso tagine de cordeiro marroquino cozido lentamente com legumes  frescos e uma variedade de especiarias aromáticas | Foto Premium

Imagem: Freepik

Os tajines marroquinos costumam combinar cordeiro, borrego ou frango com uma mistura de ingredientes e temperos tais como: azeitonas, marmelos, maçãs, peras, damascos, passas, ameixas, tâmaras, nozes, limões frescos ou em conserva, mel, ou não. E alguma complexidade de especiarias. As especiarias tradicionais usadas para dar sabor aos tajines incluem: canela em pó, açafrão, gengibre, cominhos, paprica, pimenta e a famosa mistura de especiarias "Ras el hanout".
[A mistura "Ras el hanout" pode ocasionalmente incluir haxixe.]
Outros ingredientes para um tajine podem incluir: peixe, codorniz, carne de pombo, carne bovina, raízes, legumes. Os temperos podem ser especiarias tradicionais, marroquinas, francesas, italianas ou adequadas ao prato. 

Tajine Ferro Fundido Esmaltado 22 cm, Indução, Pote Marroquino Tajine,  Tampa Cónica Cerâmica Berlinger Haus Preto / cinza Moonlight | Leroy Merlin

Imagem: Tajine Leroy Merlin

 

Ultimamente, para alcançar a Europa Marrocos, está a aderir à utilização eficiente da panela de pressão. Recentemente, os fabricantes europeus também criaram tajines com fundo pesado de ferro fundido que podem ser cozinhados no fogão em lume alto.
Os fabricantes que desejam permanecer fiéis aos métodos originais de confecção, mas poupar tempo, podem cozinhar com panelas e caçarolas, mas colocá-las sobre gás em vez do fogo lento.

Tajine - 26cm

Imagem: Websoog


Em Marrocos diz-se que Independentemente de como se faz o tajine, deve-se fazê-lo com amor, pois garantirá um resultado delicioso!
As carnes são sempre primeiro salteadas e depois enriquecidas com combinações de marinadas que incluem açafrão, cominhos, pimenta vermelha esmagada, coentros frescos, salsa, grão-de-bico e amêndoas. Para brincar com sabores, os marroquinos adicionam ameixas, gengibre ou ovos cozidos.

Tajine de poulet à la poêle

Imagem: Tipiak


O prato padrão inclui sempre frango, azeitonas e limões salgados. 
Alguns truques para conseguir um tajine como os das mães marroquinas deve passar por usar manteiga de cozinha e abundância de cebola picada.
Aquecer as cebolas até atingirem o estado mais macio, ajudará o molho a ficar mais cremoso. Adicionar um toque de mel é outro segredo. O tajine é normalmente consumido com cuscuz ou fatias grossas de pão quente acabado de fazer.
E tenhamos em atenção que o pão fresco é feito diariamente sem excepção! Usado depois como auxiliar para comer, recolhendo a carne, os vegetais e saborear o molho. 

 

Como fazer uma Tajine Marroquina

Receitas

 

Fontes: Wikipédia e sites indicados. As imagens estão identificadas e respeitados os direitos dos autores, tanto de imagem, como de texto.

 

 

4 comentários

Comentar post