"Tranças de Cebola"
Imagem: Viver Bem Unimed
Cebola
Há quanto tempo não via uma trança de cebola como as que abundavam no tecto da loja, entrelaçadas a preceito, na maioria "louras", sãs, tez branca, face rosada, trajando de finas saias "casca de ovo" que nem moças de rancho.
Provavelmente havê-las-à nalgum supermercado, também atadas, mas não assim! Tanto que nem reparo. Era indescritível nos dias de canícula entrar na loja naquela atmosfera a meia luz do dia, filtrada, fresca, perfumada pelas frutas escolhidas para as futuras conservas, tomates, alhos, batatas, feijão. O cheiro do mel, dos favos, que me pelava por lamber, pedacinho por pedacinho.
Do lado oposto, na mesma correnteza, independente, mas ligeiramente a descer, ficava a adega. Pipas e tonéis, — almudes, cântaros, alqueires, canadas. Presuntos a curtir. Butelo, chouriço de cebola, chouriço de vinho, cacholeira, farinheira...
Talhas de barro, de azeite, em fila. Uma das poucas de metal, mais pequena, serve-me hoje de pouso/escorredouro para os chapéus de chuva. Há quanto tempo não me ofereciam acabado de enlaçar, um cabo de cebolas. Apanhados há pouco, pepinos, curgetes, alfaces, tomate, coração de boi.
Benefícios da cebola e do alho
Tipos de Cebola
Cebola-branca, roxa, amarela, pérola(mais doce e pequena) e chalota
As cebolas devem ser armazenadas em local seco, fresco e bem arejado. De preferência acondicionadas nos tradicionais "cabos de cebola" ou, em sacos de rede, em suspensão. A cebola pode ser guardada avulso num recipiente de barro ou terracota, a fim de as consumir, mas não se devem guardar no frigorífico, mesmo já cortadas. Além de murcharem (perdendo qualidades) criarão mau cheiro, que contagiará outros alimentos no frio.
A cebola é imprescindível nos meus cozinhados. Com imensas utilizações, até em doces e em aperitivos deliciosos. Eis uns, dos que gosto imenso de fazer e ir... debicando!
Imagem: Receitas de Pesos
Aros de Cebola
(História)
Ingredientes:
2 cebolas grandes2 chávenas de farinha de trigo2 gemas2 colheres chá de sal refinado1/2 chávena de farinha Maisena1 pitada generosa de pimenta1 chávena de água friaÓleo para fritarErvas aromáticas para polvilhar quando fritos (facultativo)
Preparar:
Corte a cebola em rodelas, mas não muito pequenas e estreitas, para não se desfazerem depois. Numa tigela, junte 1/2 chávena de farinha, com o sal e a pimenta. Mergulhe os anéis de cebola nessa farinha temperada. Noutra tigela, ponha o resto da farinha, a maisena, a água e as gemas. Misture tudo muito bem até obter um polme espesso. Ponha o óleo a aquecer a uma temperatura de 180°.
Passe os anéis de cebola no polme. Mergulhe-os, para poder envolver os anéis por inteiro, como quem pana um bife. Retire o excesso de massa. Ponha os anéis, não muitos de cada vez a fritar. Vire com cuidado. Quando a massa estiver dourada, retire-os e coloque-os num recipiente para escorrer o excesso de óleo. Comem-se como aperitivo, ou mergulhado em qualquer molho que gostemos. São deliciosos.